sábado, 22 de setembro de 2007

Software brasileiro "lê" música e faz cifra.

O novo software iChords 2.0 chega para facilitar a vida dos músicos. Não há mais necessidade de buscar cifras na Internet ou tirar as canções de ouvido. O software reconhece automaticamente os acordes (harmonia) de qualquer música. Ao tocar uma música de CD ou arquivo MP3, WMA ou WAV, o plugin para o Windows Media Player processa a canção e identifica os acordes que formam a harmonia. Enquanto você ouve a música, os acordes são exibidos num instrumento virtual, que pode ser um violão ou teclado.

Até 2006, nenhuma aplicação deste tipo estava disponível até que um grupo de pesquisadores brasileiros decidiu trabalhar com essa meta. O desenvolvimento do iChords teve inicio em Janeiro de 2006, a partir de pesquisas realizadas no curso de doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Após meses de implementação, a 1ª versão do produto foi lançada, vencendo o prêmio Santander de Empreendedorismo na categoria Tecnologia.

Para cada acorde o software mostra quais dedos devem ser tocados, facilitando a vida dos aprendizes. Além do dedilhado, também é possível ver as notas e os intervalos que formam cada acorde. Também é possível tocar a música alterando o andamento, para facilitar o aprendizado.

Uma das principais novidades do iChords 2.0 é a exportação de vídeo, que permite ver a música sendo tocada em celulares e MP3 Players como o iPod. A nova versão também permite que o músico crie cifras interativas facilmente, alterando os acordes que foram detectados e adicionando a letra da canção.

Para os pianistas e tecladistas, o iChords 2.0 pode exibir, transpor e imprimir os acordes também no teclado, além do modo tradicional para violão e guitarra.

Se quiser conferir a versão demo clique aqui
Se quiser conferir a versão completa (software + keygen que achei na net) clique aqui